Luciana Priscila do Carmo, idealizadora da Nzinga Turismo, atuou enquanto Turismóloga contratada pela ONG CEDEFES – Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva durante as duas etapas do Projeto Agentes Quilombolas Socioambientais: Turismo no Médio Jequitinhonha. Este projeto realizado pela ONG CEDEFES com apoio do Insituto Oi Futuro entre 2011 e 2015 foi finalizado no final de 2015, mas continua gerando bons frutos!
A Rota dos Quilombos é um dos produtos da articulação deste projeto e agora está em fase de autogestão por 12 Comunidades Quilombolas envolvidas nos três municípios de Berilo, Chapada do Norte e Minas Novas. A Rota dos Quilombos sugere 10 Roteiros de Turismo de Base Comunitária nestas comunidades, mas também realiza vivências e experiências únicas e personalizadas para vários perfis da demanda de visitação e de acordo com especificidades de cada comunidade receptiva.
Desde 2016 a Nzinga Turismo é a operadora oficial que assessora a REDETUR – Rede de Apoio Integrado ao Turismo de Base Comunitária na Rota dos Quilombos. Sua ação ocorre na assessoria técnica para elaboração e comercialização de roteiros, vivências e festivais culturais.
Atualmente as comunidades quilombolas que estão realmente ativas na REDETUR,
dispostas a se organizarem a receber turistas e que passaram pelo processo de articulação e organização para o Turismo de Base Comunitária são:
Berilo: Roça Grande, Caititu do Meio e Vila Santo Isidoro;
Chapada do Norte: Gravatá–Quebra Bateia, Faceira, Córrego do Rocha e Moça Santa;
Minas Novas: Macuco/Pinheiro/Mata Dois (formando um núcleo unificado) e Quilombo/ São Pedro do Alagadiço/ Santiago (de baixo e de cima) formando o núcleo da Região do Alagadiço.
Toda iniciativa de Turismo de Base Comunitária acontece em médio e longo prazo e esta organização de um negócio social coletivo é bem complexa.
Qualquer contato específico sobre a Rota dos Quilombos é realizado pelo e-mail turismoquilombolamg@gmail.com.
Esperamos que continue acompanhando esta linda história que estamos construindo juntos. Em breve queremos recebê-lo como Turista no Vale do Jequitinhonha!