Turismo de base comunitária

Como trabalhamos com o Turismo de Base Comunitária

O Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma das estratégias de desenvolvimento local alternativa ao modelo de turismo convencional praticado. O investimento para preparar a localidade e receber os turistas é das comunidades e seus parceiros. As comunidades reconhecem seu patrimônio comunitário como potencialidade e se organizam para desenvolver uma atividade econômica de forma solidária, cooperativa e coletiva.

O TBC, no entanto, não é um segmento turístico. O TBC é uma modalidade de gestão em que pequenas comunidades conseguem se organizar e realizar a atividade turística em seu território de forma empreendedora e buscando a sustentabilidade. Elas querem dar continuidade à sua cultura e ao seu modo de viver. Querem ter qualidade de vida, mas precisam de oportunidades para se manter em seus territórios.

É importante ressaltar que o TBC, muitas vezes, não é a atividade econômica principal das comunidades que se tornam localidades receptoras de turistas. O TBC se torna uma das atividades complementares de geração de trabalho e renda comunitária e busca priorizar a conservação de modos de vidas tradicionais e da biodiversidade sem modificar tanto a rotina e as paisagens destas comunidades.

Os anfitriões das comunidades assumem postos de trabalho temporário como: cozinheiras de comida típica, quitandeiras de cafés, doceiras, fornecedores de verduras e ovos orgânicos para o almoço em receptivos familiares, anfitriões de hospitalidade com a hospedagem familiar, monitores de turismo local e condutores de trilhas, contadores de causos e histórias, educadores ambientais, além de motoristas de transporte local, cuidadores de cavalos para passeios e promotores de turismo local com tarefas de organização de eventos e roteiros, etc.

A comunidade não é apenas uma prestadora de serviços turísticos, mas abre suas portas como anfitriã, faz intercâmbio de seu conhecimento e cuida dos turistas como se fossem “de casa”. A memória histórica-cultural dos mais antigos enriquecem os roteiros de Vivência e Experiência. E o bioma respeitado traz belas surpresas em cada trilha ecológica ou caminhada ecocultural.

Assim, o TBC se torna uma grande oportunidade de cada comunidade realizar o Turismo Cultural, Religioso, Ecológico, Rural, entre outros segmentos, balizados por um projeto de educação e proteção do patrimônio natural e cultural, tanto para quem visita como para quem faz parte das comunidades e ainda atrai recursos financeiros para sua região.

Além disso, a Produção Associada ao Turismo de Base Comunitária é valorizada nas festas, manifestações culturais e culinárias tradicionais: a produção rural e da agricultura familiar, os artesanatos e os trabalhos dos artistas locais. Tudo pensado e organizado de forma que o turismo seja bom para o turista e bom para a comunidade, com preço justo e uma experiência autêntica, respeitando culturas e aproximando as pessoas.

Fica aqui o convite! Vamos nos envolver?