Se sim, a gente te deseja por aqui!
O Turismo Responsável é uma proposta ética de se conhecer o mundo, se reconhecer humano e ser gentil com o planeta! O turismo só se torna responsável se for capaz de gerar um tipo de atividade econômica com forte carga de envolvimento e compromisso social, valorização cultural, redistribuição de renda e proteção socioambiental. Para o turista ser responsável ele precisa se importar com as pessoas dos lugares que o recebe, com a fauna, com a flora e se atentar sobre quais tipos de pegadas estará deixando para trás: limpas ou sujas.
Consegue-se perceber se a atividade turística é responsável quando ela é prazerosa, vantajosa financeiramente, minimiza o uso dos recursos naturais, pensa na sustentabilidade e continuidade dessa atividade e gera o intercâmbio cultural. Mas não estamos falando que estas condições sejam benefícios só para o turista, pelo contrário, em primeiro lugar deve-se proporcionar isto tudo para as comunidades receptoras. O Turismo deve ser uma atividade que, além de preservar o que está sendo mostrado, de preferência gere impactos tão positivos que interfiram na melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no local visitado (os autóctones ou anfitriões).
A ideia é fugir do turismo de massa convencional que apenas usufrui do patrimônio e das riquezas locais e regionais. Desviar também do turista convencional que acredita que, por estar se pagando pelos serviços, tem o direito de não se responsabilizar pelo seu lixo, seus excessos e abusos com o uso da água e energia, por exemplo, e pode passar por cima do cotidiano de uma localidade para se satisfazer sem refletir sobre os impactos negativos que isto pode gerar.
O Turismo Responsável acaba desenvolvendo um papel educador e orienta o que o Turista Responsável deva refletir, até mesmo antes de escolher seu destino. Muitas vezes o turista tem até as melhores das intensões em gerar renda no destino escolhido, mas esquece de observar se está deixando estes recursos financeiros apenas para grandes empresários externos que contratam de forma irregular ou por subempregos sazonais os moradores locais como seus “funcionários”.
As empresas são parte importante do fomento à atividade turística que movimenta mais de 50 outras atividades na cadeia produtiva do turismo, mas devem se preocupar também com a compensação de seus impactos socioambientais como emissão de carbono, geração de resíduos e esgoto, cuidados com as espécies naturais e dos minerais, contratação com preço justo, etc.
Não nos iludimos que existam pessoas perfeitas e que somente estas irão viajar conosco, mas temos a expectativa de que, no mínimo, tenham abertura para uma transformação ativa durante as viagens e uma troca de saberes sem imposição. Pensando nisso deixamos aqui algumas questões para os Turistas refletirem se são responsáveis ou não (antes de entrarem em contato com a Nzinga Turismo):
– Quais minhas expectativas com esta viagem?
– Estou aberto a conhecer outras culturas sem impor a minha?
– Tenho interesse de que minha viagem seja menos impactante possível no meio ambiente?
– Tenho interesse em saber que meus recursos financeiros vão colaborar com a melhoria da vida das pessoas que me recebem?
– É importante para eu saber que quando eu for embora vou deixar boas lembranças e não apenas levá-las?
– E (no nível hard) estou aberto a quebrar (pré)conceitos e me entregar às experiências únicas que as pessoas de tal lugar prepararam para me receber?
Se você refletiu positivamente sobre pelo menos 3 destas questões venha bater um papo com a Nzinga Turismo que aqui será um prazer em lhe receber!
Seguem nossas dicas para um Turista Responsável:
Seja curioso que, estando em nosso alcance, responderemos a todas as suas perguntas como nossos conhecimentos ancestrais. Também gostamos de ouvir histórias e construir essa interação. Compartilhe conosco também um pouco do seu saber!
Peça licença: tire fotos, filme ou faça gravações de voz somente quando autorizado. Se for divulgar nossas histórias e cantorias dê os créditos. Também solicitamos retorno sobre as viagens, experiências, se atendemos as expectativas e sugestões sobre o que podemos melhorar.
Deixe relatos, nos encaminhe fotos e filmagens para apoio em nossa divulgação.
Seremos gratos!